Entre 17 e 21 de setembro o Nex vai aterrar na ECA-USP com um curso intensivo parte das atividades do programa Pesquisador Colaborador da USP, desenvolvido em parceria com a Professora Mariana Baltar (PPGCine – UFF) e o Professor Cristian Borges (PPGMPA – USP).

segue o programa do curso:

Excesso, afeto e atrações no audiovisual contemporâneo
Prof. Dra. Mariana Baltar
A proposta é refletir sobre o universo político-cultural da imagem no contemporâneo, relacionando com as discussões em torno da cultura somática e do paradigma das sensações. Refletir sobre o excesso como elemento cultural e estético hegemônico do contemporâneo, em especial os relacionados aos “gêneros do corpo” melodrama e pornografia, bem como suas implicações no engajamento afetivo e
passional do espectador. O curso buscará também refletir sobre as permanências do regime de atrações no audiovisual contemporâneo de modo a pensar linhas de fuga e força que coloquem em disputa o regime do excesso.

Plano aula a aula
17 de setembro:
Política de visibilidade e a centralidade do corpo – cultura somática, paradigma das sensações e a virada afetiva: discutir conceitos de cultura somática (Jurandir Freire Costa) e paradigma das sensações (Christoph Turcke)
Bibliografia:
FREIRE COSTA, Jurandir. O vestígio e a aura. Corpo e consumismo na moral do espetáculo. RJ, Garamond, 2004.
ROCHA, Rose de Melo. Políticas de visibilidade como fatos de afecção: Que ética para as visualidades?. In. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 199-206, setembro/dezembro, 2010.
RUTHERFORD, Anne. Cinema and Embodied Affect. In. Senses of cinema, 2003.
SOBCHACK, Vivian. Carnal Thoughts – embodiment and moving image culture. Berkeley and Los Angeles, University of California Press, 2004. (Introdução)
TÜRCKE, Christoph. Sociedade Excitada – filosofia da sensação. Campinas/SP, Editora da Unicamp, 2010.
18 de setembro
Excesso como elemento estético. Conceito de imaginação melodramática e as implicações políticas do melodrama.
Bibliografia:

BALTAR, Mariana. Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão. Revista Significação, v. 39, n. 38, p. 124–146, 2012.
BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination Balzac, Henry James, melodrama and the mode of excess. Yale University Press, 1995. (páginas 1 a 23)
THOMPSON, Kristin. The concept of cinematic excess. In: BAUDRY, Leo. e COHEN, Marshall (org). Film Theory and criticism. NY/Oxford, Oxford Universty Press, 2004.
WILLIAMS, Linda. “Tales of Sound and Fury…” or, The Elephant of Melodrama. In.
WILLIAMS, Linda e GLEDHILL, Christine. (orgs). Melodrama Unbound. Across History, Media, and National Cultures. New York, Columbia University Press, 2018. (paginas 205 a 218).
19 de setembro
As implicações políticas da pornografia – histórico do campo dos estudos de pornografia, pornografia como excesso e pornografia como afeto
Bibliografia:
BALTAR, Mariana. Real sex, real lives – excesso, desejo e as promessas do real. In. E-Compós. v.17, n.3, set./dez. 2014.
______________. Atrações e prazeres visuais em um pornô feminino. In. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, Brasil, v. 42, n. 43, p. 129-145, ago. 2015.
_____________. Corpos, pornificações e prazeres partilhados (no prelo, a ser publicado na Revista Imagofagia, dossiê pornografia auduivisual).
PAASONEN, Susanna. Carnal Resonance – Affect and Online Pornography. 1a. ed. MIT Press, 2011. (Introdução e capítulo 5)

20 de setembro
– Regime de atrações – o conceito e suas atualizações
Bibliografia:
GUNNING, Tom. The cinema of attractions: early film, its spectator and the avant-garde. In. STRAUVEN, Wanda (org). Cinema of attractions reloaded. Amsterdam University Press, 2006.
____________. Attractions: how they came into the world. In. STRAUVEN, Wanda (org). Cinema of attractions reloaded. Amsterdam University Press, 2006.
BALTAR, Mariana. Afeto e atrações como forças disruptivas no cinema brasileiro (no prelo. A ser publicado na coletânea Afetos, emoções e sentimentos – horizontes de pesquisa no cinema brasileiro. Editora Sulina)

21 de setembro

– O conceito de Afeto no campo do cinema e do audiovisual
Bibliografia:
DEL RÍO, Elena. Powers of Affection. Deleuze and the cinemas of performance. Edinburg University Press, 2008. (Introdução e conclusão)

Skip to content