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Agenda
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Gêneros do corpo e as disciplinas de educação sentimental burguesa
Por Mariana Baltar Em " Notas sobre a cultura somática", Jurandir Freire Costa vai reavaliando as crenças e o papel relegado ao corpo na educação sentimental burguesa, para então mapear as mudanças que constituem a contemporânea cultura e personalidades somáticas. Com...
Melodrama e Coutinho
Por Mariana Baltar Em uma das críticas recentes sobre o novo filme de Eduardo Coutinho, Ricardo Calil decreta, como uma imensa novidade, que o documentarista é também o rei do melodrama. Vale a pena conferir o que Calil coloca e mais especialmente o que o público...
“Isso aconteceu”, descrição e o efeito do real
Por Mariana Baltar E nesse caminho, pensando a questão da descrição como central para a construção dos discursos (sejam estes excessivos ou realistas) trabalhamos dois textos do Barthes: Efeito do real e O discurso da história; De cara ele já nos propõe uma questão,...
Realistic Excessive Vision
Por Mariana Baltar Nos últimos encontros temos nos dedicado à refletir sobre as tensões entre uma tradição realista e as matrizes do excesso. tensões de ordem narrativa, mas também de ordem de legitimidade na escala de valores e autorizações sócio-históricas da...
Pedagogia das sensações
Por Mariana Baltar A noção de pedagogia das sensações procura dar conta das implicações (politico-culturais e narrativas) de discursos que parecem compartilhar entre si estratégias comuns vinculadas ao modo de excesso. Essa matriz comum garante uma relação com o...
Kitsch, camp e o excesso
Por Bruno Roger No nosso último encontro, discutimos os conceitos de Kitsch e Camp a luz de Umberto Eco e Susan Sontag. Alguns apontamentos nos trouxeram mais próximos a compreensão do universo das narrativas de excesso. Primeiramente, discutimos a importância do...
O excesso é de todos!
Por Bruno Roger O cinema clássico narrativo, estruturalmente, utiliza uma força unificadora em sua narrativa. A realidade é apresentada por uma montagem clássica, continuidade entre os eventos e o sistema de causa e consequência. Contudo, outra lógica também está...
Inicia-se o excesso
Por Mariana Baltar Nexianos do mundo, uni-vos em torno do excesso. Começamos a pensar mais especificamente sobre esse mundo tão certo e tão obscuro ao mesmo tempo que é o excesso (o que é e como se comporta) nas narrativas. começamos discutindo o texto da Kristin...
As “narrativas pessoais” dos personagens e suas estruturas
Por Érica Sarmet Bom, retomando a discussão do meu post anterior, se fôssemos classificar as séries de acordo com a maneira como as narrativas pessoais dos personagens se estruturam, teríamos dois (na verdade três, com as sitcoms e séries criminais) lugares bem...