Nesse ciclo de estudos vamos nos dedicar a ver como a categoria estética do excesso e o trabalho analítico com as matrizes dos gêneros cinematográficos operam deslocamentos políticos.
Do melodrama como memória afetiva vamos ao do deboche como disputa, passando pelos gestos dançantes para chegar ao olhar para os objetos em cena. Nesse ciclo, a ideia é depurar uma reflexão maior a partir das análises fílmicas
4 junho – RAMALHO, Fabio. Saia e veja o mundo – Sobre melodrama, amor e viagens. Zanzila – Revista Brasileira de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais. v. 11 n. 1, 2023 Disponível: https://periodicos.ufjf.br/index.php/zanzala/article/view/40208
18 junho – BRAGANÇA, Maurício e CAMINHA, Marina. M.A.M.O.N.: Disputa, Pertencimento e Resistência na Fronteira México/Estados Unidos. Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura. v. 20 n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/35194
9 julho – BORGES, Cristian. A dança no cinema: da lógica dos musicais à irracionalidade de gestos desmotivados. Galáxia (São Paulo), v. 48, p. e59361, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-2553202359361
16 julho – HOLOHAN, C. Melodrama and Mise-en-Scène: The Excess of Objects in Alfred Hitchcock’s Shadow of a Doubt (1943). Quarterly Review of Film and Video, 40(7), 827–847. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10509208.2022.2088186
Os encontros começam sempre às 14h30 e serão híbridos, sendo a parte presencial realizada na sala do NEX no Casarão do IACS (sala C210, rua Prof. Lara Vilela, 126, Niterói). O link de acesso online será enviado no grupo de WhatsApp do NEX