O NEX-UFF irá ofertar um minicurso online durante o mês de julho, ministrado por Erly Vieira Jr, pós-doutorando no PPGCINE. Ele será realizado às quartas-feiras, das 14 às 16 horas, pelo Google Meet, e terá cinco encontros, entre 01 e 29/07.

Os encontros terão o formato de grupo de estudos, em que serão debatidos textos e filmes a serem lidos/assistidos previamente pelos participantes.

ATUALIZAÇÃO: DEVIDO À GRANDE PROCURA, O CURSO ENCONTRA-SE COM VAGAS ESGOTADAS PARA PARTICIPANTES EXTERNOS AO PPGCINE E AO NEX-UFF.

Segue abaixo o programa e ementa do curso e a lista de textos e filmes a serem discutidos.

CURSO: câmeras-corpo, visualidades hápticas e ressonâncias carnais: uma introdução às teorias sensórias do cinema
DOCENTE: Erly Vieira Jr

Ementa:

Breve histórico das teorias sensórias no cinema. Muito além do ver e ouvir: o espectador como sujeito cinestésico. O filme como um corpo: câmeras-corpo e modos de engajamento corpóreo. Tocar e ser tocado pelas imagens: visualidade e escuta hápticas. Ressonâncias carnais: desejo, corporeidade e pornografia audiovisual. Fenomenologia, temporalidades e sensorialidades queer no cinema contemporâneo.

Encontro 1 – Breve histórico das teorias sensórias no cinema. Muito além do ver e ouvir: o espectador como sujeito cinestésico.

Filme a ver: A mulher sem cabeça, de Lucrecia Martel (2008).

Textos a discutir:

ELSAESSER, THOMAS e HAGENER, Malte. “O cinema como pele: o corpo e o toque”. In: Teoria do cinema: Uma introdução através dos sentidos. Campinas: Papirus, 2018.

SOBCHACK, Vivian. “What my fingers knew”. In: Carnal Thoughts: Embodiment and Moving Image Culture. Berkeley: University of California Press, 2004.

Encontro 2 – O filme como um corpo: câmeras-corpo e modos de engajamento corpóreo.

Filme a ver: Bom trabalho, de Claire Denis (1999).

Texto a discutir: BARKER, Jennifer. “Eye contact”. In: The Tactile Eye: Touch and the cinematic experience. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 2009.

Leituras complementares:

CARREIRO, Rodrigo. “O papel da respiração no cinema de horror”. In: E-compós, n.23. Brasília: 2020.

NDALIANIS, Angela. “Horror aesthetics and the sensorium”. In: The horror sensorium: Media and the senses. Jefferson/London: McFarland & Company, 2012.

Encontro 3 – Tocar e ser tocado pelas imagens: visualidade e escuta hápticas.

Filmes a ver: Fuego em castilla  (José Val del Omar, 1961); Blue (Derek Jarman, 1993); Blue  (Apichatpong Weerasethakul, 2018).

Texto a discutir: VIEIRA JR, Erly. “Por uma exploração sensorial e afetiva do real: Esboços sobre a dimensão háptica do cinema contemporâneo”. In: Revista Famecos, v. 21, n.3, set-dez 2014. Porto Alegre: PUC-RS, 2014.

Textos complementares:

DEL OMAR, José Val. “Teoría de la visión tactile”. Madrid: 1955. Disponível em < www.valdelomar.com/pdf/text_es/text_5.pdf >, acesso em 30/10/2018.

LAVATT, Philippa. “‘Every drop of my blood sings our song. There, can you hear it?’: Haptic sound and embodied memory in the films of Apichatpong Weerasethakul”.In: The new soundtrack 3.1.  Edinburg: Edinburg University Press, 2013.

Encontro 4 – Ressonâncias carnais: desejo, corporeidade e pornografia audiovisual.

Filme a ver: Skin (Elin Magnusson, 2009).

Texto a discutir:  PAASONEN, Susanna. “Visual pleasures: From gaze to grab and resonance”. In: Carnal Resonance: Affect and Online Pornography. Cambridge: MIT Press, 2011.

Textos complementares:

JANSSEN, Sara. “Sensate vision: from maximum visibility to haptic erotics”. In: feminists@law, v. 5, n. 2. Kent: University of Kent Press, 2016.

VIEIRA JR, Erly. “Desejos carnudos: corpos gordos, háptico e pornô gay amador”. In: Imagofagia, n.17. Buenos Aires: ASAECA, 2018.

 Encontro 5 – Fenomenologia, temporalidades e sensorialidades queer no cinema contemporâneo.

Filmes a ver: Corpo Elétrico (Marcelo Caetano, 2017) e BR-3 (Bruno Ribeiro, 2018).

Textos a discutir:

VIEIRA JR, Erly. “Sensorialidades queer no cinema contemporâneo: Precariedade e intimidade como formas de resistência”. In: Contemporânea, v. 16, n.1.Salvador: UFBA, 2018.

FREEMAN, Elizabeth. “Queer and not now”. In: Time binds: Queer temporalities, queer histories. Durham/London: Duke University Press, 2010.

Texto complementar:

LINDNER, Katharina. “Questions of embodied difference: Film and queer phenomenology”. In: NECSUS European Journal of Media Studies, n. 2. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.

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